Classicismo

O classicismo é o nome que se dá a literatura produzida durante a vigência do Renascimento. Este foi um amplo movimento artístico, cultural e científico que ocorreu no século XVI, inspirando na cultura Greco-latina. No século XVI, o classicismo em consonância com um contexto histórico de profundas transformações sociais, econômicas, cultural e religiosa, substituindo a fé medieval pela razão, o cristianismo pela mitologia Greco-latina e pôs acima de tudo, o homem como o centro do universo (antropocentrismo). Muito diferente do homem medieval, que se voltava essencialmente para as coisas do espírito.

O homem do século XVI se voltava para realidade que está ao seu redor, ele se baseia na razão. Entre os séculos XV e XVI, Portugal se tornou um dos países mais importantes da Europa, por causa da expansão marítima e comercial, o país amadurecia, porém faltava uma obra literária que fosse capaz de transmitir o que eles estavam sentido.

Luís de Camões (1525-1580) foi capaz de transmitir esse sentimento, na obra ‘’ Os Lusíadas”, que conta feitos dos portugueses liderados por Vasco da Gama. Projetando a literatura portuguesa entre as mais importantes do cenário europeu nesse momento histórico. 

Anúncios
por matheuszinhoow7

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s