Classicismo

O classicismo é o nome que se dá a literatura produzida durante a vigência do Renascimento. Este foi um amplo movimento artístico, cultural e científico que ocorreu no século XVI, inspirando na cultura Greco-latina. No século XVI, o classicismo em consonância com um contexto histórico de profundas transformações sociais, econômicas, cultural e religiosa, substituindo a fé medieval pela razão, o cristianismo pela mitologia Greco-latina e pôs acima de tudo, o homem como o centro do universo (antropocentrismo). Muito diferente do homem medieval, que se voltava essencialmente para as coisas do espírito.

O homem do século XVI se voltava para realidade que está ao seu redor, ele se baseia na razão. Entre os séculos XV e XVI, Portugal se tornou um dos países mais importantes da Europa, por causa da expansão marítima e comercial, o país amadurecia, porém faltava uma obra literária que fosse capaz de transmitir o que eles estavam sentido.

Luís de Camões (1525-1580) foi capaz de transmitir esse sentimento, na obra ‘’ Os Lusíadas”, que conta feitos dos portugueses liderados por Vasco da Gama. Projetando a literatura portuguesa entre as mais importantes do cenário europeu nesse momento histórico. 

por matheuszinhoow7

Deixe um comentário