Quinhentismo no Brasil

Você já imaginou o êxtase vivido pelos espanhóis ao descobrirem a América, e pelos portugueses ao chegarem ao Brasil em 1500? Todas as novidades, como frutos, antes nunca vistos, os mistérios da terra descoberta, os costumes dos nativos, a possibilidade de encontrar riquezas, tudo isso encantou e assombrou os primeiros europeus, que estiveram em nosso continente. O Brasil foi colônia de Portugal pro mais de três séculos.

Embora a literatura brasileira tenha nascido no período colonial, é difícil precisar o momento em que passou a se configurar como uma produção cultural independente dos vínculos lusitanos. Durante o período colonial, ainda não eram sólidas as condições essenciais para o florescimento da literatura, tais como a existência de um público leitor ativo e influentes grupos de escritores atuantes, vida cultural rica e abundante, sentimentos de nacionalidade, liberdade de expressão, imprensa e gráfica. Os livros produzidos pro escritores nascidos no Brasil eram impressos em Portugal e depois trazidos à colônia.

Por essas razões alguns historiadores da literatura preferem chamar a literatura aqui produzida até o final do século XII de manifestações literárias ou ecos da literatura no Brasil colonial.

Somente no século XVIII houve condições para nascer uma literatura mais madura, a fundação de cidades e os estabelecimentos de centros comerciais ligados à extração de outro em Minas Gerais proporcionou esses avanços. Porém isso não impediu que no século XVII surgisse uma das principais expressões de nossa literatura: Gregório de Matos.

A Literatura de Informação

O primeiro texto escrito no Brasil: A carta de Pero Vaz de Caminha é chamada literatura de informação ou expansão, cultivada em Portugal à época das grandes navegações. A finalidade desses textos escritos em prosa era narrar e descrever as viagens e os primeiros contatos com a terra brasileira, e seus nativos, informando tudo o que pudesse interessar os governantes portugueses.

por matheuszinhoow7

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s