O Barroco no Brasil

No século XVIII o Brasil o grande celeiro da cana-de-açúcar, vários colonos portugueses viam para cá para tentarem enriquecer rapidamente ,poucos entre eles sabiam ler ou escrever. Aos poucos começavam a vim pessoas cuja informação intelectual acontecia em Portugal-advogados homens de letras etc. Essa elite foi responsável pelo o nascimento de uma literatura brasileira inicialmente frágil, presa a modelos e sem um público consumidor ativo e influente. Era grande a diferença da realidade do Brasil e Portugal. O Barroco ganhou impulso entre 1720 e 1750, quando foram fundadas várias academias literárias por todos país.

Gregório de Matos(1633?-1696) é o maior poeta barroco brasileiro e um dos fundadores da poesia lírica e satírica em nosso país. Gregório cursou direito em Portugal e tornou-se juiz e ensinou seus poemas satíricos. Devido às suas sátiras foi perseguido. Depois de se casar com Maria dos Povos e exercer a função de advogado, saiu pelo Recôncavo baiano como contador itinerante, dedicando-se às sátiras e aos poemas erótico-irônico, o que lhe custou alguns anos de exílio na Angola. Voltou doente ao Brasil, impedido de entrar na Bahia, morreu no Recife.

Gregório de Matos foi irreverente como pessoa, ao afrontar os valores e a falsa moral da sociedade baiana de seu tempo, com comportamentos considerando indecoroso. Como poeta lírico,ao seguir e o mesmo tempo quebrar os modelos barrocos europeus. Com poeta satírico, ao denunciar as contradições da sociedade baiana do seu tempo. Numa linguagem que agrega ao código da língua portuguesa vocábulos indígenas e africanos, além de palavra de baixo escalão. Ele nunca publicou, então seus poemas eram passado oralmente, na Bahia até meados do século XIX, quando foram reunidos em livro por Varnhagen.

por matheuszinhoow7

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s