Quinhentismo

Portugal se tornou uma potência no século XIV onde sua cultura, economia e política estava em sua plenitude. Como foi relatado por Luís Camões em sua obra ” Os Lusíadas” sobre o descobrimento de um nova rota para as Índias e por Pero Vaz de Caminha em sua carta que conta a descoberta das terras brasileiras.
O Brasil se tornou colônia de Portugal durante três séculos construindo grandes fatos históricos como:

Século XVI: A metrópole procurou garantir a domínio sobre a terra descoberta( Brasil ), organizando -a em capitanias hereditárias e enviando negros da África para voa e jesuítas para catequizar os Índios.
Século XVII: A cidade de Salvador passou se povoada por aventureiros portugueses, índios,negros e mulatos tornando-se o centro as decisões .
Século XVIII: A região de Minas gerais se transformou em centro de exploração portuguesa, na qual, ocorreu um movimento conhecido com  Inconfidência Mineira .
Durante esse período colonial ainda não eram sólidas as condições essenciais para o florescimento da literatura no Brasil, pois os livros que eram escritos no Brasil tinham que ser impresso em Portugal e depois  trazidos para a colônia. Por essa razão alguns historiadores preferiam chama-la de manifestação literária ou ecos da literatura no Brasil, segundo esse ponto de vista, só no século XVIII com a formação de cidades e centros comerciais ligados a extração de ouro, em Minas Gerais, que a literatura ser tornou mais amadurecida, com espiríto de nacionalidade e o nascimento de um literatura voltada para o espaço, para o homem e língua onde se consagrou na Independência do Brasil.

Curiosidades 

 

A literatura de informação foi carta e textos escritos em forma de viagem, diários de bordo e tratados descritivas, que tinha como finalidade narrar aventuras, descrever as viagens, escritos em forma de prosa, contando os primeiros acontecimentos da chegada dos portugueses no Brasil, que na época recebia o nome de Santa Cruz.

por matheuszinhoow7

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s