Barroco

O Barroco europeu se voltou paras as exigências do publico aristocrático, já no Brasil o Barroco nasce e se desenvolve em condições diferenciadas, ganhando características próprias e com vários escritores brasileiros como: Gregório de Matos, Bento Teixeira, Frei Itaparica, padre Antônio Viera e Numa Marques Pereira.
No inicio do século XVII o Brasil era um grande produtor de cana-de-açúcar, e vários colonos portugueses vinham para cá com intuito de explorar e enriquecer rápido, muitos não sabia ler e escrever. Mas aos poucos foi surgindo pessoas com formação (vindo de Portugal) como: advogados. Religiosos ou homens de letras, na maioria filhos de comerciantes e pessoas instaladas no Brasil.
O Brasil passava por grandes transformações tanto na economia como na literatura. Na economia havia vários centros de comércio, de exploração da cana-de-açúcar, mas os negros eram escravizados e tratados com violência, além dos índios serem perseguidos.
A literatura no Brasil ainda estava se desenvolvendo e só foi ganhar impulso no ano de 1720 e 1750, quando foram fundadas várias academias literárias por todo o país. Mas nas artes plásticas, o desenvolvimento só aconteceu no século XVIII, quando aconteceu a descoberta do ouro em Minas Gerais.
Na literatura a obra que deu o marco inicial ao barroco foi a Prosopopeia (1601) de Bento Teixeira, um poema que teve influência dos Lusíadas. Além de Bento Teixeira houve outros autores que marcaram a época, um deles é a boca do inferno ou Gregório de Matos um dos fundadores da poesia lírica e satírica. A poesia satírica de Gregório fazia temáticas polemicas com erotismo, acusações, elevando Deus e a demonstração dos pecados, além de ter uma linguagem rebuscada e exagerada.

Devido as suas obras exageradas e com sátiras foi perseguido pelo baiano Antônio de Souza Menezes e que desencadeou alguns anos de exílio em Angola, mas quando voltou estava muito doente acabou morrendo. Gregório de Matos estudou no colégio dos jesuítas e depois foi para Portugal cursa Direito, tornando-se juiz onde ensaio suas principais poemas satíricos.

por matheuszinhoow7

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s